top of page

Nossas especialidades

Nosso objetivo é ser reconhecido pela junção de técnicas científicas com inteligência estratégica, transformando informações em análises fundamentais para a tomada de decisão. 
Estratégia & organização

Empreender requer coragem para se aventurar no desconhecido. Os riscos envolvidos em novos negócios são desafiadores. Começar a empreender, com menor risco, requer dentre outras coisas, conhecimento sobre o mercado, sobre o ambiente onde seu negócio estará inserido. Uma ferramenta fantástica que possibilita decisões com menor incerteza é a Pesquisa de Mercado, que é a coleta de informação junto ao público-alvo, para orientar o processo de tomada de decisão, o planejamento e/ou solucionar problemas reduzindo os riscos e a incerteza. A partir das informações obtidas na pesquisa, o empreendedor poderá entender a realidade do mercado.

 

Pesquisa de Opinião 

A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.

Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:

  • Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa.

  • Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.

  • A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa, e pode ser amplamente customizada ao seu contexto.

  • Possui diversos tipos de técnicas e metodologias que podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa.

 

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou os seus produtos/serviços. A pesquisa é uma ferramenta bastante útil no momento de definir as estratégias de negócio e muito usada no marketing. As informações obtidas servirão para traçar os melhores caminhos a serem seguidos e para tomar decisões em relação aos 4Ps do Marketing: Produto, Promoção, Preço e Praça.

 

Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa é definida como um tipo de investigação voltada para os aspecto qualitativos de uma determinada questão. Considera a parte subjetiva do problema.

Isto significa que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente. Podemos citar como exemplo a observação e análise de sentimentos, percepções, intenções e comportamentos.

Os resultados deste tipo de pesquisa não são apresentados através de recursos estatísticos. Nesta pesquisa, os dados obtidos não são, portanto, tabulados para obtenção de resultado. São apresentados através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados.

 

Pesquisa  Eleitoral

As pesquisas de intenção de voto são um dos tipos mais conhecidos de levantamentos estatísticos feitos com a população. Apenas as pesquisas do Censo do IBGE podem se comparar as pesquisas eleitorais em termos de importância e nível de inserção na mídia. Mesmo assim, muitas pessoas (inclusive políticos e assessores políticos) não sabem como funciona esta modalidade de pesquisa que é tão importante para o marketing político e para os órgãos de mídia.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as pesquisas eleitorais não acontecem apenas no período eleitoral. Órgãos de mídia e grupos políticos fazem periodicamente levantamentos sobre popularidade de governantes e candidatos. Claro que na época eleitoral o número de pesquisas políticas aumenta. Em alguns lugares chegam a ser feitas diariamente. Mas aí fica a pergunta: como são feitos estes levantamentos para que não haja distorções nos resultados?

O primeiro passo da pesquisa eleitoral é definir os objetivos operacionais. Algumas pesquisas servem para ver intenção de voto, outras estão focadas na rejeição de candidatos. O tipo de cargo também influencia em como vai ser feita a pesquisa. Nesta hora se define também como fica a ordem dos candidatos na planilha (veja como a ordem pode causar distorções), se os entrevistadores leem o nome dos candidatos e quais são os critérios que acabam definindo as pessoas que participam da pesquisa.

pesquisa-mercado.jpg
bottom of page